Como escolher o melhor livro para o bebê
Didicas

Como escolher o melhor livro para o bebê

Diversas pesquisas têm mostrado a importância de ler para o bebê desde antes mesmo de ele nascer. No ano passado, a Academia Americana de Pediatria publicou uma recomendação para que pediatras incluam esse tema nas consultas, e a Sociedade Brasileira de Pediatria (e parceiros) criou uma campanha com o mesmo fim, chamada Receite um Livro.

Na semana passada, uma outra pesquisa foi muito divulgada, mostrando que o hábito de ler pelo menos duas vezes por semana para o bebê e a criança pequena melhora o desenvolvimento linguístico, reduz o mau comportamento e reforça os vínculos familiares. Tá bom de motivo, ou quer mais?

Pois bem, já sabemos que ler para o bebê faz bem pra todo mundo, mas afinal, o quê ler para ele?

Achei um artigo interessante que dá dicas bem simples sobre como escolher o melhor primeiro livro pro bebê. Aqui vão algumas delas:

  1. O livro tem que ser interessante para o adulto. Quando mais ele gostar da história, maior será o seu entusiasmo em contá-la para o bebê.
  2. As imagens também precisam ser interessantes. Melhor ainda ser as imagens conversarem com a história, e ajudarem o bebê a aumentar o repertório e o vocabulário.
  3. Encontre histórias que ajudem a criança a se identificar com o enredo: onde os personagens apareçam celebrando as mesmas tradições, comendo as mesmas comidas, falando a mesma língua…Também pode conter personagens com cor de pele parecido, contexto social similar, dinâmica familiar, etc…
  4. Falando em desenvolvimento motor, o livro é adequado à idade? Livros com páginas mais grossas são feitos para os pequenos que ainda não conseguem fazer o movimento de pinça, por exemplo.

Por fim, o melhor mesmo é abrir o coração e confiar no interesse do pequeno. Ele pode nos surpreender escolhendo uma história que jamais escolheríamos!

Fonte: Reach out and Read

Espalhe por aí:
Facebook Twitter Email

Comentários do Facebook (ou se preferir, deixe seu comentário ali embaixo)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *