Novas aventuras com a fralda de pano moderna
11º mês Ano 1 Ben Didicas

Novas aventuras com a fralda de pano moderna

Faz mais ou menos 1 mês que nós voltamos a usar algumas fraldas de pano modernas aqui em casa. A ideia é usar as fraldas sempre que o Ben estiver em casa, até que a gente ganhe confiança para saídas e noites. Temos quatro fraldas tipo pocket, quatro absorventes e algumas cremers (que são minhas favoritas). Com essa quantidade, conseguimos praticamente usar fraldas de pano todas as tardes e as descartáveis para dormir e para ir para a escolinha. Assim usamos duas a três descartáveis a menos por dia. No fim do mês dá uma economia enorme! Mas o que sinto mesmo é a redução do volume do lixo. Até trocamos o lixeiro do banheiro por um menor. Dá uma sensação boa de fazer as pazes com o meio ambiente, sabe?

Engraçado que todas as vezes que eu lia a rotina de alguém que usa fraldas de pano, eu achava super complexo. Mas na prática percebi que é muito simples. É só juntar as fraldas do dia em um balde com tampa, e no final do dia colocar na máquina para bater. Felizmente nossa máquina tem um nivel extra-baixo, então eu jogo uma ou duas fraldas e seus absorventes para bater sem culpa.

No início foi moleza, porque o Ben fazia cocô de manhã, na escolinha, e eu só tinha as fraldas de xixi pra gerenciar. Mas ultimamente tem rolado uns cocôs bem expressivos à tarde também, e eu vi que não é um bicho de sete cabeças. Jogo o cocô no vaso e se estiver com tempo passo uma água no chuveiro.

O jeito que eu mais gostei de usar as fraldinhas até agora foi como capa, assim eu troco só o recheio e uso a mesma capa mais de uma vez. Essa forma acho que é ideal pra quem tem poucos conjuntinhos, como eu. Tenho usado bastante a cremer como recheio, ou embrulhando um absorvente, porque elas são mais fáceis de tirar o cocô e secam mais rápido. Gosto muito das cremer grandes, aquelas que são usadas também como toalha de banho. Elas dão um bom absorvente, sozinhas – já deixei o Ben por mais de 4 horas assim.

Aí durante a tarde, se não acontecer nenhum acidente, dá pra usar uma fralda e só trocar os recheios. Aproveitei que trocamos o lixeiro do banheiro por um menor, e o maior eu uso para ir armazenando as fraldas usadas durante o dia. À noite jogo todas na máquina, sem sabão sem nada. Normalmente estendo na manhã do dia seguinte.

Não parece simples?

Essa é nossa rotina com apenas quatro fraldas. Mas em breve pretendo comprar algumas mais para ampliar o uso. O plano agora é partir para as noturnas, assim ele usaria praticamente só as de pano em casa. O pior é que as fraldas descartáveis estão acabando, e eu não quero comprar mais, queria comprar só as de pano daqui pra frente. Tem cada uma linda! Já tinham me alertado que esse treco vicia. E não é que é verdade?

Quanto ao valor dar fraldas, elas custam praticamente o mesmo que um pacote médio de fraldas descartáveis. Com a diferença que as de pano podem ser usadas e re-usadas, de recém-nascido até o desfralde (as de tamanho único), e ainda passar para os irmãos, os primos, os amigos… Muito mais amor pelo meio ambiente!

E sabe  outra coisa que eu tenho percebido com o uso das fraldas de pano? Elas não assam, não deixam a região avermelhada como as descartáveis fazem. Eu brinco que até re-descobri a cor do saquinho do Ben!

****

Pra quem quiser saber mais sobre o assunto:

As fraldinhas da foto são da marca Nós e o Davi, a principal responsável pela nossa volta para esse mundo.

Dia a dia com a Fralda de Pano

Como lavar as fraldas de pano

Fraldas e absorventes ecológicos: respeito ao corpo e ao meio ambiente

Espalhe por aí:
Facebook Twitter Email

Comentários do Facebook (ou se preferir, deixe seu comentário ali embaixo)

Comentários

4 thoughts on “Novas aventuras com a fralda de pano moderna”

  1. Que legal o seu relato, De.
    Já estou me organizando pra comprar fraldas de pano modernas e adoro ler mais sobre isso!
    Quero usar desde o comecinho, estou animada, hahaha.
    O salário e o meio ambiente agradecem, rs. Sem contar que são muito lindas, né?!

    Beijinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *