10º mês Ano 1 Ben Didicas

O engasgo

Ben engasgou e eu estou até agora meio abalada com esse assunto.

Eu tinha passado o dia inteiro em um curso, e pra meu desespero e ao mesmo tempo tranquilidade, ele não quis mamar quando nos encontramos. Desespero porque meu peito continuou produzindo leite suficiente para as três mamadas que não existiram (o que me fez ter que ir ao banheiro tentar esvaziar algumas vezes), e tranquilidade por saber que ele ficou muito bem sem mim. Pela manhã ele ficou na casa do meu irmão ( que tem 16 anos, então o Ben ficou aos cuidados da mãe e da avó do meu irmão), e pela tarde ele ficou com o papai. Lanchou e almoçou super bem, um mocinho!

Pois então, voltando a falar do engasgo. Meus peitos estavam explodindo quando fui dar de mamar. Eram quase 19h, e a ultima mamada tinha sido às 8h, fora uma bicadinha na hora do almoço. Juntou isso e uma tosse chatinha que o Ben estava naquele dia. Ele foi tossir mamando e engasgou!

Ficou roxo, paralisado no meu colo. Na hora lembrei dessa imagem que volta-e-meia circula pela internet, que ensina uma manobra para desengasgar:

20131022-194808.jpg

Não lembro como, deitei o Ben de bruços, bati nas suas costas, sem sucesso. Aí lembrei de levantar o queixinho. Bati de novo e ele começou a chorar assustado e soltar leite pelo nariz e pela boca. Ele chorava de um lado e eu me segurava pra não chorar de outro. Acho que ele levou uns 15 minutos pra querer voltar a mamar…

Que susto!!

Mas tudo isso não durou mais do que alguns segundos, pois eu soube o que fazer na hora certa. Por isso, faço questão de compartilhar essa imagem, sou muito grata a ela!

Acho que eu lembrei tão rápido dessa manobra, porque sempre penso nisso quando o Ben está comendo. Fico muito preocupada de ele engasgar, agora que resolveu comer sozinho.

SOBRE O ENGASGO
Uma vez tirei uma dúvida sobre engasgo em um dos grupos de que participo e aprendi uma coisa importante:

Sabe quando o bebê está comendo e de repente começa a ter ânsias, fica vermelho, os olhos enchem de lágrimas e ele devolve a comida que estava incomodando? Pois é, isso não é um engasgo.

Isso se chama “gag reflex” ( reflexo de vômito) é super natural em bebês que estão aprendendo a comer, faz parte do “sistema de segurança” deles, e costuma desaparecer perto dos 10 meses. Faz parte inclusive do processo de aprendizado do bebê. Então, não precisamos nos assustar quando eles parecem engasgar com a comida. Apenas observar e ajudar se for o caso.

Já o engasgo é algo mais sério. Enquanto o gag reflex faz os bebês ficarem vermelhos e tentarem devolver a comida, com o engasgo a pessoa fica roxa e sem reação, pois há algo interrompendo as vias aéreas. O engasgo pode acontecer com comida, brinquedos e até com amamentação, como aconteceu com o Ben. Nesse caso a reação tem que ser rápida, e normalmente funciona se seguirmos essas dicas da imagem.

Então, passe adiante! Sempre tem alguém que ainda não aprendeu!

Espalhe por aí:
Facebook Twitter Email

Comentários do Facebook (ou se preferir, deixe seu comentário ali embaixo)

Comentários

2 thoughts on “O engasgo”

  1. Nossa, é HORRÍVEL quando o bebê engasga, que susto vc deve ter passado, De.. Deus do céu, é horrível!!!
    Que bom que foi rápido e (quase) indolor.

    Essa manobra é muito importante o pediatra da Laura insistia em mostrar SEMPRE, desde a primeira consulta. Ele sempre falava dela, falava de levantar o queixo, de fazer pressão nas costas e esperar, que se for líquido, sai.

    Mas e o coração da mãe????

    Quando, na única e apavorante vez que a Laura engasgou, eu fiz tudo isso de uma vez, em 2s. Instinto mesmo. Depois que me lembrei do que o pediatra dizia, mas como ela se engasgou com 6 meses, eu já tinha ouvido isso muuuuitas vezes dele, estava marcado em mim. Eu chorei taaaaaaaaaaaaaanto depois, mas taaaaaaaaaaaanto, que quase a assustei mais do que o próprio engasgo. E foi com leite tbm.

    Sobrevivemos. Mais capazes, mais espertas, mais vividas.

    Beijos grandes!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *